terça-feira, 23 de abril de 2013

Somos Tão Jovens (Crítica)


Somos Tão Jovens não se trata de um filme sobre a tragetória do Legião Urbana e sim de seu vocalista, Renato Russo que nascido como Renato Manfredini Jr em Brasília, começou a tocar punk rock em meados da década de 70 com a sua primeira banda chamada "Aborto Elétrico". Ainda nessa época criou os sucessos que fariam dele o ícone de sua geração com músicas como "Eduardo e Monica", "Faroeste Caboclo", "Geração Coca-Cola" "Ainda É Cedo", "Que País É esse?"entre outros. 


O filme que mostra a carreira cronologicamente de Renato Russo que começou como professor de inglês em uma época em que a ditadura do país ainda estava presente e tinha como ídolos The Beatles, Sex Pistols, David Bowie entre outros, o jovem Renato já questionava a burguesia brasileira e sua maneira de viver e encarar a vida desde jovem. Sensível, dramático, explosivo e neurótico sua primeira banda chamada "Aborto Elétrico" trouxe alguns dos seus sucessos antes dele seguir solo por conta de divergências com alguns de seus companheiros. Sua fiel amiga Aninha, estava sempre presente aconselhando e lhe dando um ombro amigo quando ele precisava. Foi para ela que ele dedicou a música "Ainda É Cedo".

A cinebiografia de um dos maiores ícones do rock nacional mostra que na época que Renato ainda definia seu estilo musical outras bandas nacionais também começavam sua carreira na mesma época como Plebe Rude, Capital Inicial, Paralamas do Sucesso entre outros. A maioria vindo também de Brasília.

O longa dirigido por Antônio Carlos da Fontoura e roteirizado por Marcos Bernstein traz Thiago Mendonça no papel de Renato Russo e Laila Zaid que interpreta sua melhor amiga, Ana Claudia (Que são sem dúvida nenhuma o melhor do filme). Alias, a caracterização de Thiago Mendonça como Renato Russo está perfeita. Não só a atuação do ator que parece ter pego o espírito do falecido cantor com fidelidade, mas a maquiagem que deixou ele muito parecido com o vocalista. Apesar de algumas falhas no roteiro e atuações que deixam a desejar por parte do elenco de apoio (especialmente por parte dos pais do protagonista), o filme não deixa de entreter o público especialmente para aqueles que acompanharam a carreira de Renato Russo desde o começo ou para quem acompanhou quando o Legião Urbana emplacou em 1982 com a música "Que País É esse?". Em 1985 fizeram seu primeiro show no Circo Voador, e foi também nesse ano que lançaram seu primeiro disco.

Somos Tão Jovens estreia nas salas de cinema no dia 3 de Maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário