terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Clube de Compras Dallas



'Clube de Compras Dallas' (Dallas Buyers Club, 2013) se passa na década de 80, começando em 1985 e conta a história verídica do cowboy e mecânico Ron Woodroof interpretado por Matthew McConaughey que leva sua vida ao extremo já que é usuário de drogas (principalmente cocaína), fumante inveterado, bebidas e adepto do sexo casual. Além de tudo isso, o texano ainda é racista e homofóbico. Tudo ia bem na vida dele e como ele a levava até ele ser diagnosticado com o vírus do HIV da AIDS e que teria somente trinta dias de vida.

Quando Ron é diagnosticado com o vírus, sua primeira reação é a negação ao achar que somente homossexuais poderiam contrair a doença. Ledo engano, que ele lentamente se dá conta depois de pesquisar em jornais, livros e artigos publicados na época. Ele então inicia um tratamento alternativo, ainda em fase de testes no mesmo hospital que o diagnosticou. É lá que ele conhece o transexual Rayon (em uma interpretação soberba de Jared Leto, merecidíssima dos prêmios que vem levando), que também está passando pelo mesmo tratamento que ele. A princípio, Ron fica arisco e sua primeira reação é ofender Rayon até precisar da ajuda dele.

Quando Ron decide ir até o México onde existem medicamentos antitóxicos que ajudariam ele a melhorar, ele precisa lidar com o fato de que estaria traficando drogas para os Estados Unidos já que as mesmas não são aprovadas pelo governo americano. Quando a médica Eve (interpretada por Jennifer Garner) descobre que Ron abriu um Clube de Compras Dallas, onde somente membros que entrassem no clube teriam acesso aos medicamentos, ela se dispõe a ajudar ao perceber que o governo americano não iria colaborar na melhora dos pacientes com HIV. Ron e Rayon viram sócios e até amigos depois de um tempo, chegando ao ponto de Ron defender o novo amigo do ataque homofóbico de um de seus antigos colegas.

Dirigido pelo francês Jean-Marc Vallée e roteirizado por Craig Borten e Melissa Wallack, o filme já ganhou vários prêmios incluindo o globo de ouro de melhor ator coadjuvante para Jared Leto e está com seis indicações ao Oscar incluindo Melhor Ator, Ator Coadjuvante, Filme, Roteiro Original, Edição e Maquiagem. O filme mostra claramente como como as pessoas eram nos primeiros anos da doença e de como o governo americano dificultava cada vez mais a legalização de medicações que não fossem de seus próprios interesses fazendo com que a maioria dos pacientes fossem suas cobaias humanas. Ron viajou pelo mundo para tentar reverter isso e conseguiu vencer a doença vivendo por mais seis anos depois dos médicos terem dito que ele só viveria por um mês.

Matthew McConaughey mostra como evoluiu como ator mostrando uma das melhores interpretações de sua carreira ao protagonizar o longa com um tipo ao mesmo tempo debochado e cínico, mas que que se preocupa em trazer o medicamente para que outras pessoas possam usufruir dele, mesmo que para isso tenha que burlar algumas leis federais. Já Jared Leto como já foi mencionado acima, está soberbo como o transexual do filme. Ele consegue dar sutileza ao papel mostrando nuances diferentes de seu personagem que chega a emocionar em algumas cenas do filme. Outro aspecto do longa que merece destaque é a maquiagem. Ambos os atores perderam 20 quilos para seus papéis no filme, chegando a dar nervoso quando é mostrado o corpo dos personagens definhando em algumas cenas. A única que parece não ter se encaixado muito bem no drama foi Jennifer Garner que parece ter feito o mesmo tipo de papel de que está acostumada a fazer.

'Clube de Compras Dallas' está sendo distribuído pela Universal Pictures e estreou no último dia 21 de fevereiro nos cinemas brasileiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário