domingo, 17 de novembro de 2013

Cine Holliúdy



'Cine Holliúdy' é um filme joiado do cinema cearense protagonizado por uma família que chega a uma pequena cidade do interior do Ceará trazendo consigo um cinema mambeme. Se passado na década de 70, na época em que a TV começava a se popularizar e a acreditava-se que o cinema perderia força para a nova mídia da época.

Tendo o filme todo legendado em português por conta do dialeto rápido do Ceará, o longa dirigido por Halder Gomez está fazendo o maior sucesso nos festivais de cinema por qual passou como no Cine Ceará, Festival de Brasília, Mostra de São Paulo, FestIn de Lisboa, Mostra de Ouro Preto e World Bangkok Film Festival.

O longa conta a história de Francisgleydisson e sua família que se mudam para a Pacatuba onde abrem um cinema local para exibir filmes de luta oriental da década de 70. Apesar da televisão estar começando a engatinhar chegando em pequenas e grandes cidades na época, o cinema ainda não tinha sido esquecido e logo a atração é vista com bons olhos pelos moradores locais que comparecem em peso a primeira sessão deixando o cinema lotado.

O elenco que conta com Falcão que também atua no filme conta também com o novato Edmilson Filho como o protagonista Francisgleydisson, Roberto Bomtempo, Miriam Freeland entre outros.

A comédia que está sendo comparada ao filme Cinema Paradiso, é um filme divertidissímo e arranca gargalhadas do público mesmo que não entenda o dialeto cearense por completo. Destaque especial para a Edmilson Filho como Francisgleydisson que rouba a cena sempre que aparece.

'Cine Holliúdy' está sendo distribuído pela Downtown e Paris Filmes e estreou esse fim de semana em circuito nacional, na sexta-feira, dia 15 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário