segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Confissões de Adolescente - O Filme



O filme 'Confissões de Adolescente' é baseado no livro, peça de teatro e também na série de TV de mesmo nome, da autora e atriz Maria Mariana.

A direção é de Daniel Filho (que também fez parte da produção da série de TV), com roteiro de Matheus Souza, e o filme é estrelado pelas atrizes Sophia Abrahão, Isabella Camero, Malu Rodrigues e Clara Tiezzi, ao lado de um dos talentos brasileiros, o ator Cássio Gabus Mendes. E trata-se de um dos melhores filmes brasileiros feitos nos últimos tempos. Porém não é recomendado para menores, ou seja, é uma versão "Confissões de Adolescente Só para Adultos".

Mesmo que seja um ótimo filme, com um roteiro muito bem escrito, que além de contar uma nova história, mantém a essência da história original escrita por Maria Mariana na década de 1990; o filme tem uma linguagem muito adulta, até para os adolescentes do século XXI. Com cenas impróprias para menores, as quais além de linguajar que não condiz a um filme com foco no público adolescente, também possui cenas de nudez e alguns momentos cômicos, típicos de comédia americana para adultos, que podem causar confusão na mente adolescente e até impressões incorretas aos mais ingênuos. O que faz o roteiro fugir do foco das "dicas de vida", tanto da história no livro/peça como na série, e passar para "doces lembranças da adolescência", enfatizando ainda mais o foco do filme no público adulto.

No entanto, vale a dica que os adultos de hoje, que cresceram na mesma época do sucesso do livro/peça/seriado de Maria Mariana e viveram com a autora toda a febre do 'Confissões' no Brasil, devem gostar do filme. Já que mesmo com a atualização para a década atual, ainda mantém várias referências a história original, incluindo as participações de Maria Mariana e as três atrizes que ao seu lado foram protagonistas da série de TV, Daniele Valente, Georgiana Góes e Deborah Secco.

Já os adultos não-fãs podem contar com um ótimo filme, que com certeza vai fazê-los lembrar de uma época da vida tão marcante, fazendo-os se divertir e até se emocionar, com as confusões e dramas que aqueles que não viveram, com certeza conheceram alguém que passou por uma situação semelhante.

Apesar da atualização do roteiro do filme para época digital de hoje, as coisas no mundo adolescente não mudou muito nos últimos 20 anos e o filme mostras exatamente as situações que sempre fizeram parte da vida dos jovens, os problemas e as alegrias presentes na vida de todos os adolescentes, seja os de décadas atrás ou os de hoje em dia, em casa ou no ambiente escolar, do primeiro beijo até a primeira vez.

Também há um foco especial na história para os relacionamentos, seja com os pais, que no filme variam dos moderninhos aos caretas, indo aos amigos. Mostrando aquelas pessoas que sempre passam na vida de todo mundo e deixam marcas, o professor ou a professora que nunca se esquece, o colega misterioso da escola, o amigo problemático, o tipo "Seu Encrenca" que sempre mete todo mundo em problema com ideias mirabolantes, que quando sugeridas por ele faz todo o sentido do mundo, os tipos complexos de melhores amigos e por ai vai.

A base do roteiro do filme 'Confissões de Adolescente' é a história de um pai que cria as 4 filhas sozinho, as quais tem idades que variam de pré-adolescente a jovem adulta universitária. Ele tenta criá-las da melhor forma que pode, mas com o custo de vida cada vez mais alto, precisa fazer cortes radicais de orçamento, que inclui mudar do apartamento em que moram a anos. Ideia que não agrada em nada suas filhas.

Com a estreia prevista para o próximo ano, o filme 'Confissões de Adolescente' é um dos primeiros filmes nacionais a chegar nos cinemas brasileiros em 2014, estreando em 10 de janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário