quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Frozen: Uma Aventura Congelante



'Frozen: Uma Aventura Congelante' (Frozen) nova animação da Disney, parece mais uma das famosas histórias de princesa do estúdio, mas é muito mais. O filme é uma surpresa e com toda a certeza é a melhor animação feita nos últimos tempos.

A animação não é apenas bem feita. Com o padrão Disney 3D, tem uma produção de qualidade típica do estúdio, mas o que destaca esse filme de outros é o roteiro. Que mesmo que seja inspirado em um conto do autor dinamarquês Hans Christian Andersen (publicado pela primeira vez em 21 de dezembro de 1844) chamado 'The Snow Queen', é bom lembrar que a história é só "inspirada" não chega a ser uma adaptação. O que no caso de 'Frozen', tornou a história ainda melhor.


Diferente de outras histórias de princesas da Disney, a de 'Frozen' possui um diferencial moderno e que vai contra aos estereótipos conhecidos de suas produções. A trama tem um foco diferente de roteiros sobre princesas anteriormente feitos, pois ao invés de ter uma personagem feminina a espera do príncipe com o qual vai se casar e viver feliz para sempre, tem uma complexa trama envolvendo 4 personagens, duas irmãs filhas de um casal real, um príncipe de um país distante e um aspirante a herói local.

O equilíbrio no desenvolvimento dos 4 personagens é perfeito, não há foco no universo feminino ou no masculino, como geralmente ocorre na maioria dos roteiros, pois o quarteto, composto de duas personagens femininas fortes e dois personagens masculinos em passo de igualdade, mantém o roteiro interessante para o público masculino e feminino. Onde a história narrada tem uma qualidade inovadora de desenvolvimento de personagem de nível Joss Whedon, o qual parece ter influência a Disney com seus 'Os Vingadores' mais que se imagina.


A atriz Kristen Bell empresta a voz para a princesa Anna, que tem uma alegria juvenil contagiante e muitas vezes irritante, enquanto Idina Menzel dá voz a princesa Elsa, irmã de Anna e sucessora do trono de Arendelle, a qual sofre por causa de um segredo, um estranho dom que a faz se afastar de todos.

As duas personagens femininas não são princesas típicas, pois são mostradas com qualidades e defeitos, fraquezas e forças, assim como os personagens masculinos de Jonathan Groff, que dá voz ao vendedor de gelo Kristoff e o ator Santino Fontana que faz o príncipe Hans.

Como toda produção Disney, não falta personagens fofos e carismáticos do mundo animal ou mágico. Por se tratar de um roteiro de conteúdo sobrenatural, há ambos os tipos de personagens em 'Frozen'.


No roteiro, há a rena de estimação do personagem de Jonathan Groff, que não fala, mas que ganha voz através de Kristoff, que trata seu bichinho de estimação como seu melhor amigo e, por isso, imaginando o que Sven está pensando por sua expressão; faz uma "tradução", criando uma locução como se os pensamentos do amigo do mundo animal pudessem ser ouvidos.

Já o personagem mágico fofo, é um simpático boneco de neve, Olaf, criado magicamente por Elsa que diferente de Sven, fala pelos cotovelos e quem dá voz ao tagarela é o ator Josh Gad. Uma curiosidade, Olaf na versão brasileira é dublado por Fábio Porchat.

Com um visual mágico de encantar, momentos musicais estilo Disney, muita ação e momentos engraçados, a animação narra a história das duas princesas e os acontecimentos que envolvem a ascensão de Elsa ao trono, quando ela precisa controlar seu estranho dom e mantê-lo oculto dos súditos, para poder ser coroada rainha.


'Frozen: Uma Aventura Congelante' tem estreia no Brasil prevista para a primeira sexta-feira de 2014, dia 3 de janeiro, com cópias dubladas e legendadas, em versão 2D e 3D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário