terça-feira, 22 de janeiro de 2013

João & Maria - Caçadores de Bruxas (Crítica)


Baseado no conto original dos irmãos Grimm e seguindo a linha de A Garota da Capa Vermelha e Branca de Neve e O Caçador, João & Maria - Caçadores de Bruxas (Hensel and Gretel - Witch Hunters, 2012) mostra o casal de irmãos de uma maneira nunca mostrada antes.



15 anos depois de conhecerem e matarem a bruxa da casa feita de doces,  João e Maria (Hensel e Gretel  no original, interpretados por Jeremy Renner e Gemma Arterton ) se tornaram especialistas em caçar e matar bruxas de diferentes formas. Desde o seu primeiro encontro com a bruxa da casa de doces quando foram abandonados pelos pais (ou assim eles pensaram), até os dias atuais onde crescidos eles ganham a vida desta forma.

Ainda sem saberem o que aconteceu com seus pais preferindo não tocar no assunto para não mexer em velhas feridas, eles são contratados quando crianças de uma aldeia começam a desaparecer e no meio disso duas bruxas em particular traçam o caminho deles. A malvada Muriel (Famke Janssen)  que é responsável pelo desaparecimento das crianças para um ritual de magia negra e a boazinha Mina (Pihla Viltala). Alias, o conceito de maldade no filme é mostrado de forma muito realista através da maquiagem e efeitos especiais apresentando bruxas que parecem ter saído de nossos pesadelos ou filmes de terror. Essas bruxas são incrivelmente ágeis e voam em vassouras de maneira super rápida também mas mesmo assim ainda não são páreo para os irmãos João e Maria que são super treinados tanto em combates como com armas de fogo que são mostradas no longa através do steampunk ( desde a abertura incrivelmente criativa até cenas mostrando os efeitos especiais e provando que o 3D do filme não é a toa já que dá a sensação de sentir os respingos de sangue das lutas apresentadas no filme.

E embora seja mostrado diversas vezes que os irmãos não estão para brincadeiras quando o assunto seja caçar bruxas, eles tem um ponto fraco, no caso João é o lado fraco da dupla já que desde o encontro com a sua primeira bruxa na casa de bruxas, ele acabou desenvolvendo uma espécie de alergia a açúcar conhecida como doença do açúcar fazendo com que ele precise tomar injeções especiais durante o dia ou ele fica fraco.


Com direção de Tommy Wirkola (Dead Snow) e roteiro do próprio diretor e Dante Harper, o filme mostra outra adaptação de uma história dos irmãos Grimm mas com um novo twist, mostrando um roteiro criativo, inteligente e assustador. A direção de arte de Sean Falcner e Stephan O. Gessler mostrando uma riqueza de detalhes tanto na casa feita de doces como nas armas de combates, o livro grimoire das bruxas entre outros detalhes.

Ao sair do cinema, você terá a única certeza de que João & Maria - Caçadores de Bruxas pode ser rotulado em vários gêneros, exceto contos de fadas. O longa estreia nas salas brasileiras no dia 25 de janeiro.

Assista ao trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário