segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A Era do Gelo 4 (Crítica)


 Separando Continentes 

Por Louise Duarte 



Os heróis mais famosos da história estão de volta e dessa vez acompanhados de novos personagens, muita diversão e como de praxe muita confusão à vista. Em A Era do Gelo 4, animação dirigida por Stevo Martino e Michael Thurmeir, produzido por Carlos Saldanha e roteirizado por Michael Bergs, Scrat, o adorável esquilo dos filmes anteriores continua sua busca pela apetitosa noz que teima em fugir dele, só que dessa vez ele acaba causando um problema para o planeta todo que tem seus continentes separados graças a gulodice do roedor.



Quem sofre com isso é o mamute Manny (dublado por Ray Romano e Diego Villela no Brasil) que é separado de sua família e passa o filme tentando encontrar o caminho de volta para Ellie (Queen Latifah e Carla Pompilio) , sua esposa e Amora (Keke Pelmer e Bruna Layles), sua filha adolescente. Mas por sorte Manny não está sozinho. Ele está acompanhado de seus fieis amigos e companheiros de aventuras como o tigre-dente-de-sabre Diego (dublado por Dennis Leary e Marcio Garcia) e a preguiça Sid (John Leguizamo e Tadeu Mello).

Enquanto Scratch continua em busca da noz , os heróis tentam encontrar uma maneira de voltar para casa. Mas dessa vez eles estão acompanhados de outros personagens. A família de Sid que o havia abandonado quando criança, volta para deixar a avó com ele e abandoná-lo novamente. A velhinha é um barato e proporciona alguns momentos hilários do filme. Outros dos novos personagens inclui um grupo de piratas que faz todo o possível para que Manny, Diego e Sid não voltem para casa. E Diego se apaixona pela tigre dente-de-sabre Shira (interpretada por Jennifer Lopez e Andrea Suhet) única personagem feminina do grupo de piratas, fazendo com que ela questione se deve ou não mudar de grupo ao perceber que também está se apaixonando por Diego.


O roteiro que tem o efeito estufa e o degelo como temas, está como sempre de parabéns mais uma vez mostrando a importância não só da amizade como dos laços familiares que são mostrados através da família de Manny e Sid. Logo no começo da animação vemos uma típica briga entre Manny e sua filha adolescente Amora que está cansada da super proteção do pai que não deixa ela sair sozinha ou namorar por achar o mamute por quem Amora está apaixonada não seja bom o bastante para ela como acontece com grande parte de pais quando suas filhas começam a se apaixonar. E a animação retrata muito bem o conflito existente entre pai e filha antes de serem separados pelos continentes fazendo com que Amora se arrependa profundamente de ter sido tão dura com o pai.

Já Sid, está as voltas com sua velha avó que é deixada com ele por ter se tornado um estorvo para sua família. Sid & Cia são os únicos que conseguem aguentar a simpática velhinha que tem momentos ótimos no filme, e que de um jeito ou de outro acaba ajudando o trio a encontrar o caminho de casa mesmo sem querer.

Entre os novos personagens alem da avó de Sid, os piratas e Shira, também temos as simpáticas criaturas que fazem um contato direto com Sid graças a uma estranha dança tribal. Também temos o grupo de Mamutes adolescentes da qual Amora faz parte, incluindo Ethan, o mamute por quem ela é apaixonada. E claro, Luis, um suricate da pré história que é o melhor amigo de Amora e vive arrumando confusões junto com ela.

Os personagens evoluíram e agora estão construindo uma família. Até Diego que era considerado o solteirão do trio, arranjou alguém. Se acontecer um próximo filme talvez seja a vez de Sid de encontrar sua cara metade.

Já no caso de Scratch todos sabemos que ele já encontrou. É a sua adorada noz, já que ele até dispensou a esquila do terceiro filme por conta da deliciosa noz.


A Era do Gelo 4 que estreou hoje no Brasil é uma ótima animação (ainda mais com a tecnologia 3D) e deve divertir tanto crianças quanto os adultos que forem levá-las as salas de cinema. É uma ótima opção para as férias da garotada. Diversão garantida para toda a família.

Assista ao trailer que tem a música do R.E.M "It's the end of the world (as we know it)" que caiu como uma luva para o filme.:

Nenhum comentário:

Postar um comentário