segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Frankenweenie (Crítica)


Clássico de Terror para os Pequeninos 


Por Louise Duarte 

A primeira vez que Tim Burton pensou no conceito para o roteiro de Frankenweenie foi em 1984, época em que trabalhava na Disney. Na época por conta do orçamento, o filme seria um curta de animação em stop motion. Infelizmente para o diretor, ele foi despedido por conta da história e do visual fugir um pouco dos padrões da Disney para aquela época. 




Quase 30 anos depois, o filme agora transformado em longa metragem de animação em stop motion, volta para a Disney consagrando Tim Burton como um dos melhores diretores do gênero de terror. O filme tem tudo para se tornar um clássico do terror já que possui ótimas referências a filmes como Frankenstein, Drácula, Godzilla, Gremlins entre outros. 

O filme que é todo em preto e branco, conta a história do jovem Victor Frankenstein (Charlie Tahan) de 10 anos que vive com os pais e o cachorro Sparky. Victor é um aluno dedicado na escola, especialmente em ciências tanto que possui um próprio laboratório em casa que usa não só para suas experiências mas também para produzir filmes caseiros estrelados por Sparky. 

Tudo muda quando Sparky é atropelado em um acidente de carro, deixando Victor arrasado com a sua morte. Durante uma de suas aulas, seu professor, o estranho Sr Rzykruski (Martin Landau - Em uma homenagem ao ator Vicent Price) ensina como ressussitar uma rã usando a energia de um raio. É o que Victor precisava para trazer seu melhor amigo de volta a vida. O sucesso da experiência se dá pelo fato de Victor amar Sparky já que o fator essencial é a lágrima do menino que ajuda a reviver o cãozinho. O menino tenta manter Sparky em segredo de seus pais e amigos, mas acaba sendo descoberto por Edgard "E" Gore, um dos colegas esquisitos de Victor que quer ser parceiro do garoto na feira de ciências. 

O filme que foi dirigido por Tim Burton e teve roteiro de John August com base no roteiro de Lenny Rips que por sua vez se baseou na ideia original do próprio Burton, é uma linda história que mistura o melhor dos clássicos dos filmes de terror com um toque singelo mostrando a amizade entre um menino e seu cachorro e de como é difícil dizer adeus quando se perde um animal de estimação. 

A trilha sonora como não poderia deixar de ser foi composta por Danny Elfman sempre presente nos filmes de Tim Burton. No elenco de dubladores ainda temos Martin Short, Catherine O'hara, Winona Ryder entre outros. O roteiro de John August deve agradar as crianças que já gostam de histórias de terror (assim como aconteceu com Hotel Transilvânia) assim como os adultos (sejam os pais, tios, amigos que foram de acompanhantes ao cinema) fãs de clássicos do terror como Drácula, Frankestein, O Corcunda de Notre Dame entre outros. 

O longa animado estreiou na última sexta feira, dia 02 de Novembro e teve uma sessão especial no Vivo Open Air onde o filme foi apresentado ao ar livre na mega tela de 365 metros do Jockey Clube do Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário