segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Colegas (Crítica)




Aventura Mágica Entre Amigos

Por Louise Duarte

Ficha Técnica:
Direção: Marcelo Galvão.
Elenco: Lima Duarte, Ariel Goldenberg, Rita Pokk,Breno Viola,Juliana Didone,Daniele Valente.
Diretor de Fotografia: Rodrigo Tavares
Diretor de Arte: Zenor Ribas
Trilha Sonora: Ed Côrtes
Montagem: Marcelo Galvão


Colegas conta a história de três melhores amigos que viviam em um instituto para jovens com síndrome de Down. Stallone, Aninha e Marcio . Eles trabalhavam em uma videolocadora no local e adoravam cinema, especialmente Stallone que ela líder do trio. Um belo dia, inspirado pelo filme “Thelma & Louise”, Stallone chama os amigos e juntos fogem do instituto em busca de aventuras para realizarem seus sonhos cruzando o país de carro chamando a atenção da polícia por conta de pequenos furtos que realizam pelo caminho para sobreviverem durante a viagem.

O filme tem um ótimo roteiro mostrando personagens com síndrome de Down de uma maneira bonita, engraçada e até mesmo um pouco politicamente incorreta sem soar piegas ou forçado, pelo contrário, os personagens são adoráveis e engraçados buscando realizar seus sonhos. O filme é mágico e tem muitas referências ao cinema hollywoodiano que vai deixar muito cinéfilo feliz, especialmente porque durante os créditos finais aparecem de que filme é a referência já que nem sempre a pessoa percebe na hora. E elas vão desde Thelma & Louise, passando por Homens de Preto, Namorada de Aluguel, Psicose, Tubarão entre outros. Só os cinéfilos de carteirinha vão conseguir sacar a maioria delas.

Até na fotografia podemos perceber referências cinematográficas com tomadas que lembram Disney, Pixar, Spielberg e até Tim Burton. As cenas são tão lindas e mágicas que realmente parece que estamos vendo um filme da Disney.

A trilha sonora é um show a parte composta por quase basicamente músicas de Raul Seixas que tem um sósia que aparece no filme interpretando o próprio Raul já que o filme se passa na década de 70.


Os jovens que interpretam o trio principal do longa é sem dúvida nenhuma o destaque principal do filme, especialmente Ariel Goldenberg que faz Stallone. As melhores tiradas cinematográficas são ditas pelo seu personagem que rouba todas as cenas em que aparece.
Lima Duarte faz uma participação especial como o dono do instituto onde os garotos moravam antes de fugir, além de narrar a história. O filme também conta com uma dupla de policiais atrapalhados que estão na cola dos jovens o que deixa esse road movie ainda mais interessante e hilário. 

Na pré estréia do filme durante o Festival de Cinema de Gramado que aconteceu no dia 13 de agosto, a sessão que lotou e foi aplaudida de pé pelo público presente, contou com a presença de 25 deficientes visuais que tiveram a opção de “ver” o filme com a ajuda da áudio descrição durante a projeção para poderem compreender o filme mesmo sem ver.


Colegas que está concorrendo ao Kikito na categoria de melhor longa nacional tem previsão de estréia nacional no dia 9 de novembro e será distribuído pela Europa Filmes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário