segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Sombras da Noite (Crítica)



Vampiro Fora de Época 

Por Louise Duarte


Apesar da saturação de filmes sobre vampiros continuar em alta, a indústria cinematográfica parece ainda não ter se cansado do tema, visto o número de filmes que ainda são produzidos a respeito das criaturas da noite para a alegria de seus fãs. 



Com Sombras da Noite não é diferente. Baseado em série homônima da década de 60, o filme estrelado e produzido por Johnny Depp e dirigido por Tm Burton  começa em 1772 e conta a história do vampiro Barnabas Collins que por não corresponder ao amor da bruxa Angelique Bouchard (interpretada por Eva Green), é amaldiçoado e transformado em vampiro para logo após enterrá-lo vivo. Barnabas apesar de sentir uma atração por Angelique amava outra mulher, Josette DuPres (interpretada por Bella Heathcote) que também sentiu o peso da vingança de Angelique ao faze-la pular de um penhasco para tirá-la de seu caminho. 

Aprisionado por 200 anos, ele acorda disposto a recuperar o tempo perdido. Em plena década de 1970, ele se depara com um mundo estranho e moderno para um vampiro der 1800 e precisa se adaptar a esse novo mundo onde os jovens só pensam em paz e amor, rock and roll and drogas alucinógenas. Após localizar sua mansão que agora está em ruínas, ele agora deve salvar sua família da miséria e ajudá-los da melhor maneira possível mesmo que eles o achem um pouco excêntrico e antiquado demais para 1972. 


Sua primeira aliada é Elizabeth Collins Stoddard (Michelle Pfeifer), a matriarca da família Collins que logo de cara descobre que Barnabas é um vampiro. Elizabeth não se intimida com a condição do "parente distante" e o enfrenta com uma espingarda em punho mostrando que ele não a assusta. Barnabas então precisa provar que apesar de ser vampiro, está disposto a ajudar os problemas financeiros da família mostrando-lhe os esconderijos secretos da mansão e onde se encontravam joías valiosas escondidas pelo local. Barnabas vai descobrindo aos poucos que ele não é o único ser estranho da família. Cada membro tem uma particularidade especial, um segredo. Enquanto que o caçula David de 10 anos vê fantasmas e é obrigado a ter uma terapeuta em tempo integral, a Dra Julia Hoffman (Helena Boham Carter), o vampiro vai descobrindo o segredo de um a um, mas tentando ganhar a confiança de seus entes queridos que agora precisa proteger a todo custo antes que Angelique resolva matá-los como fez com seus pais. 


Ele acaba descobrindo na tutora de David, Victoria Winters, a reencarnação de sua amada Josette e pretende reconquistá-la e quem sabe ter uma nova chance com ela, mas para isso precisa enfrentar Angelique que ainda não desistiu dele e está disposta a tudo para ficar com ele. Mesmo que isso custe a vida da família do vampiro que segundo Angelique não entendem o amor deles e precisam ser eliminados.

Com um toque de humor negro que já é marca presente nos filmes de Tim Burton, com Sombras da Noite não é diferente. Um excelente elenco, com um roteiro bem escrito, ótima direção de arte sem contar a trilha sonora que caiu como uma luva com o tema do fime. Composta por Danny Elfman, parceiro do diretor de outras produções, a música também conta com canções de época com bandas que vão desde Alice Cooper, passando pelos Carpenters, Iggy Pop,  Elton John, Black Sabbath, Barry White e até uma banda mais moderna como The Killers. 


Johnny Depp como sempre está extraordinário em mais um papel memorável. Incrível como o ator muda completamente a cada novo filme sem deixar nenhum resquício de seu personagem anterior. E nesse filme que além de atuar ele também produz, repetindo mais uma parceria com o diretor que sempre escolhe basicamente a mesma equipe técnica para seus filmes (como Johnny Depp, Helena Boham Carter, Danny Elfman). Barnabas é um ótimo personagem, especialmente depois de acordar de um sono de 200 anos. Alias, a química entre ele e Eva Green é ótima. Destaque para a cena de sexo entre os personagens que é simplesmente hilariante assim como o embate final entre eles que lembra muito "A Morte lhe Cai Bem". 

E o final parece ter deixado gancho para uma saga de filmes. Será? O jeito é esperar e ver o que Tim Burton e Johnny Depp tem planejado e torcer, porque história tem. 

Sombras da Noite estreia dia 22 de Junho em todo o Brasil e é distribuido pela Warner Bros Pictures.

Assista ao trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário