segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

A Invenção de Hugo Cabret (Crítica)




Uma Homenagem Fantástica ao Cinema

Por Louise Duarte

A Invenção de Hugo Cabret, (Hugo) adptação do livro de Brian Selznick e dirigido por Martin Scorsese e está concorrendo a 11 oscars hoje á noite, conta a história de um garoto esperto chamado Hugo Cabret (Asa Butterfield) que precisa desvendar um segredo deixado pelo pai (Jude Law) antes de morrer.


Hugo ficou órfão e dá corda dos relógios de uma estação de trem em Paris de 1930. Sozinho e abandonado, ele precisa ser cuidadoso para não ser pego pelo inspetor local (Sacha Baron Cohen) para não ser levado para um orfanato. Ele tenta fazer funcionar um autômato, um homem mecânico feito de partes de relógios e delicados mecanismos. Como um objeto de corda ou caixa de música, só que muito mais complexo. Mas para isso, ele rouba pequenas peças da loja de brinquedos de um cineasta aposentado Papa Georges (Ben Kingsley) que acaba ficando intrigado com o diário do garoto, especialmente com suas anotações e decide queimá-lo para o desespero do garoto, que tem no diário, a chave para o mistério deixado por seu pai. Com a ajuda de Isabelle (Chloe Grace Moretz), filha adotiva de Georges e que curiosamente possui a chave para dar corda no autômato, Hugo começa a investigar o que tem por trás do misterioso homem mecânico e como ele é ligado a Georges.

Filmado com a tecnologia 3D que lhe dá a sensação de estar dentro do filme,  Martin Scorsese quando jovem criou uma ligação profunda com as salas de cinema da época – não apenas pela experiência de assistir a filmes mas também pela proximidade com seu pai, que sentava com ele no auditório escuro, nutrindo o amor do futuro diretor por essa forma de arte. Assim, quando o premiado livro de Brian Selznick A Invenção de Hugo Cabret chegou às mãos do diretor através do produtor Graham King achou a história profundamente ressonante. “Foi principalmente a vulnerabilidade de uma criança solitária que me chamou a atenção”, conta Scorsese. “Hugo vive sozinho entre as paredes de um tipo de mecanismo gigante – a estação de trem – e ele está tentando estabelecer uma ligação com o pai, já falecido.” O autor Brian Selznick fala da ideia para o livro: “Lembro de ter visto VIAGEM À LUA, o fascinante filme de Georges Méliès, de 1902. O foguete que voava direto para o olho do homem da lua se fixou firmemente na minha imaginação. Queria escrever uma história sobre um garoto que conhece Méliès, mas não sabia qual seria a trama. E então os anos se passaram.  Escrevi e ilustrei mais de 20 livros. Aí, em 2003, li Edison’s Eve, de Gaby Wood. É uma história sobre autômatos, e, para minha surpresa, um capítulo falava de Méliès. Na hora imaginei um menino subindo num monte de lixo e encontrando uma máquina dessas.”


A Invenção de Hugo Cabret é um filme mágico, que todos os amantes da sétima arte devem assistir pois o filme é uma linda homenagem ao cinema e a um dos mais importantes cineastas Georges Méliés. Não só os efeitos visuais capturam o telespectador nesse universo fantástico mas também sua singela e bela história. Produzido por Johnny Depp e roteirzado por John Logan, o filme é muito mais do que um filme sobre um menino órfão em busca de suas raízes e de um lugar onde pertença. É uma homenagem ao cinema como conhecemos. De George Méliès aos irmãos Lumiere, O filme foi indicado as estatuetas de melhor filme, diretor, efeitos visuais, roteiro adaptado, fotografia entre outros. No filme de Scorsese que pela primeira vez em sua carreira usa a tecnologia 3D para contar uma história inclui em seu filme, o famoso filme de 1895 “Chegada do Trem na Estação”  pelos irmãos Lumiere, naquela época pessoas ficaram com medo achando que o trem estava mesmo saindo das telas para atropelá-los. Agora imaginem, ver essa mesma cena em 3D? A cena ficou ainda mais surpreendente.

Outra cena bastante importante a história do cinema que também é inserida no contexto do filme é a famosa cena do olho da lua sendo atingida por um foguete. Essa é somente uma das diversas cenas, usadas para ilustrar essa homenagem ao cinema. E porque Georges parou de fazer filmes.


Um filme mágico e cativante, com merecidas indicações ao Oscar que será exibido daqui a pouco na TNT e na Globo (com uma hora de atraso pois será exibida depois do Big Brother Brasil), A Invenção de Hugo Cabret é diversão garantida para toda a família.

Assistam ao trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário