segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

O Segredo da Cabana (Crítica)



Reality Show Dos Infernos

Por Louise Duarte

Sabe aquelas filmes de terror que quase não assustam? Ou que você já advinhou o que iria acontecer na metade do filme por ser um festival de clichês? Pois bem, O Segredo da Cabana (The Cabin in the Woods em inglês) filme dirigido por Drew Goddard e escrito e produzido por Joss Whedon é assim. Mas aí é que está a graça. O filme que é uma sátira aos filmes de terror da década de 80 no estilo do que Pânico fez na década de 90, mostra todos os clichês desse gênero de filme mas sem deixar de dar uns bons sustos ao longo do filme também. 



Cinco Jovens saem para passar o final de semana em uma cabana da floresta, para relaxarem um pouco. O que eles não sabem é que são observados, ou melhor dizendo, monitorados no melhor estilo "Big Brother" por um grupo de cientistas, seguranças e outras pessoas que trabalham para que tudo saia de acordo com o plano dos anciões. Os cinco jovens irão morrer como os jovens de filmes de terror geralmente morre. E é aí que começam os clichês em relação aos cinco amigos que ocupam a cabana. 

Temos a loira sexy, o atleta, o intelectual, o doidão e obviamente a virgem. Sabemos que a loira é a primeira a morrer e a virgem provavelmente a última, se ela não sobreviver. Agora como isso vai acontecer, eles é que vão escolher. Sim, escolher porque no sotão tem vários objetos encantados e a escolha de um deles, mesmo que involuntariamente já que eles não sabem que participam de um reality show diabólico. Mas quando coisas estranhas começam a acontecer, eles começam a investigar os mistérios da cabana e acabam descobrindo que estão mexendo com forças sobrenaturais. 

Chris Hemsworth (Thor, Os Vingadores) encabeça o elenco que também tem Richard Jeckins (O Visitante), Anna Hutchison (Go Girls), Jesse Williams (Grey's Anatomy), Bradley Withford (Parks and Recreation), Frank Franz (Dollhouse), Amy Acker (Angel), Tom Lenk (Buffy) entre outros no elenco. A maioria deles já trabalhou com Joss em algum outro projeto anterior, e todos sabem como o diretor acaba chamando os atores com quem já trabalhou para outros projetos. 

Joss Whedon que escreveu o roteiro junto com Drew Goddard com quem já havia trabalhado antes em suas séries para a tv Buffy - A Caça Vampiros e Angel (que alias ambos já afirmaram que o filme é uma extensão a ambas) , estava inspirado quando escreveu o roteiro junto com Goddard pois a sensação que você tem é que está assistindo a uma temporada inteira (ou a série inteira) de um dos seriados citados pela quantidade de referência sobrenatural que tem no filme. O que em algumas cenas pode parecer tosco, mas na verdade é muito divertido já que a intenção do filme não é ser levado a sério já que se trata de uma sátira, embora tenha algumas cenas que assustem. Fãs do diretor que agora foi aclamado por conta do seu ótimo trabalho em Os Vingadores, não podem deixar de conferir O Segredo da Cabana, especialmente para aqueles que já o acompanhavam desde a época de Buffy

Apesar de todos os atores estarem ótimos em seus papéis, o grande destaque do longa é Frank Franz que fez parte de Dollhouse, outra série de Joss Whedon. No filme, Frank é Marty, um dos cinco jovens que vão até a cabana, com a diferença é que Marty está a maior parte do filme sob a influência de maconha, tornando o seu personagem o mais engraçado de todos e incrivelmente o mais sensato do grupo, mesmo quando não está sob o efeito da droga. 

O filme que foi um dos destaques do Festival do Rio, estreia no Brasil dia 2 de novembro, logo após o Halloween. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário