segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Valente (Crítica)



Em Busca da Liberdade 

 Por Louise Duarte

Gênero: Animação/Comédia/Aventura 
Elenco de vozes: Rodrigo Lombardi, Murilo Rosa e Luciano Szafir + Manu Gavassi(versão nacional) Kelly Macdonald, Emma Thompson, Billy Connolly, Julie Walters, Kevin McKidd, Craig Ferguson, Robbi Coltrane (versão original) 
Diretores: Mark Andrews e Brenda Chapman 
Produtor: Katherine Sarafian 
Compositor: Patrick Doyle 

 Valente (Brave), nova animação dos Estúdios Disney/Pixar tem como tema principal romper com tradições em busca da própria liberdade. E a própria Disney faz isso ao apresentar uma animação diferente das anteriores. Nele, o foco principal não é uma princesa em busca de seu príncipe encantado, mas uma princesa em busca da própria liberdade e de poder fazer suas próprias escolhas, mesmo que vão contra as tradições de seu reino. 




 Bastante focada na família, o longa narra a história da princesa escocesa Merinda (voz de Kelly Macdonald), filha do rei Fergus e da rainha Elinor (Billy Connoly e Emma Thompson) . Merinda apesar de ser uma princesa, não gosta do seu titulo e prefere sua liberdade praticando arco e flecha do que realizar seus afazeres como princesa, cargo que ela considera muito chato mas tem que tolerar graças a sua mãe que a obriga a se comportar como uma dama perante o reino. 

 Tudo muda quando a Elinor anuncia que uma disputa pela mão de Merinda será travada pelos três pretendentes a marido da princesa rebelde, que são os filhos de lorde MacGuffin (Kevin Mckidd), lorde Macintosh (Craig Ferguson) e lorde Dingwall (Robbie Coltrane). O fato de Merinda argumentar com a mãe que ela não quer esse destino não muda a decisão de Elinor de vê-la casada com um dos príncipes. E isso faz com que Merinda busque ajuda com uma velha bruxa que ela encontra em uma floresta encantada. Merinda faz um pedido sem imaginar que ele trará conseqüências que ela não imagina. E que isso mudará sua vida e a da sua família também. 

 A bela animação, emociona a todos sejam adultos ou crianças com uma singela história sobre relacionamentos familiares, especialmente entre mãe e filha como é mostrado o relacionamento de Merinda com sua mãe. 

Com um ótimo roteiro, fotografia e trilha sonora, o filme sem dúvida nenhuma é a melhor animação do ano até o momento. Os efeitos em 3D presentes no filme, são outra atração a parte, especialmente os cabelos rebeldes de Merinda, que parecem ter vida própria durante o filme. 

 Mark Andrews diretor da animação, já havia trabalhado antes como supervisor de história de Ratatoulle e Os Incríveis. Ele também foi indicado ao Oscar por One Man Band onde trabalhou como coescritor e codiretor. Já a diretora Brenda Chapman dirigiu O Príncipe do Egito e foi supervisora de história de O Rei Leão. 

 Valente estréia dia 20 de julho no Brasil com tecnologia Disney Digital 3D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário