segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

As Vantagens de Ser Invisível (Crítica)



Clube dos Desajustados

Por Louise Duarte

As Vantagens de Ser Invisivel (The Perks of Being a Wallflower, 2012), filme dirigido e roteirizado por Stephen Chbosky adaptado do seu próprio livro , trata da adolescência de uma maneira leve, despretenciosa e engraçada.

Charlie (Logan Lerman), contava os dias para o inferno do segundo grau finalmente acabar. Sendo o aluno menos popular de sua escola, ele não tinha amigos até conhecer os meio-irmãos Sam (Emma Watson) e Patrick (Ezra Miller) que se tornam de cara seus melhores amigos fazendo do trio inseparável a partir daquele momento.

Eles se unem com outros adolescentes tão impopulares quanto eles em uma espécie de clube para os desajustados onde podem se divertir sendo eles mesmos incluindo festas com bolo de maconha, performance de Rock Horror Picture Show no teatro, festas e muita azaração.

Mas quando o inevitável acontece e Charlie se apaixona por Sam mesmo ela estando envolvida com outro rapaz, A fragilidade de Charlie é exposta quando algo do seu passado vem a tona e ele começa a ter alucinaçōes.

O filme explora muito bem o universo adolescente mostrando aqueles anos conturbados durante o segundo grau em que os jovens se deparam com o primeiro amor, a descoberta da sexualidade, as angústias, dramas e alegrias pelos quais eles passam durante essa fase. Isso sem esquecer que temas como o bullying é mostrado de forma realista no filme onde adolescentes desajustados ou tímidos são constantemente vítimas dos alunos mais populares. O filme é uma comédia romântica que lembra muito os filmes de John Huges da década de 80 e com um trio de protagonistas de peso. Emma Watson veio da saga Harry Potter onde interpretou a bruxinha Hermione, Logan Lerman de Percy Jackson e O Ladrão de Raios no papel do protagonista enquanto que o trabalho que destacou Ezra Miller foi Nós Precisamos Falar Sobre Kevin como a versão adolescente de Kevin.

Por isso mesmo, o grande destaque do filme é Ezra Miler que rouba a cena cada vez que aparece. Emma Watson está bem diferente da personagem que interpretou por 10 anos fazendo de Sam uma personagem extrovertida, moderninha e bastante descolada enquanto que Logan Lerman é o oposto dos dois personagens já que ele é o personagem mais tímido de todos, basicamente o aluno que se sente invisível ao lado dos outros o que torna o trio bem balanceado por conta de suas diferenças. 

A trilha sonora é outro destaque do longa. Com músicas como "Heroes" de David Bowie, "Temptation" do New Order, "Asleep" dos The Smiths, "Low" do Cracker entre outros sucessos misturando rock com músicas indie. 

O filme estreiou  no último dia 19 de outubro  em todo o Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário