segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Abraham Lincoln – Caçador de Vampiros (Crítica)



O Poder Vem da Verdade e Não do Ódio

Por Louise Duarte


Ficha Técnica
Titulo Original: Abraham Lincoln – Vampire Hunter
Elenco: Benjamim Walker, Dominic Cooper, Anthony Mackie, Mary Elizabeth Winstead, Rufus Sewell, Marton Csokas, Erin Wasson.
Direção: Timur Bekmambetov
Produção: Tim Burton
Roteiro: Seth Grahame-Smith
Duração: 105 minutos
Classificação: 14 anos

Quando achamos que Hollywood não poderia nos surpreender com mais um filme de vampiros, eis que surge “Abraham Lincoln – Caçador de Vampiros”, filme do livro homônimo de Seth Grahame-Smith que também assina o roteiro do longa e que conta as aventuras do jovem Abraham Lincoln antes de se tornar presidente dos EUA. Aventuras essas que incluíam caçar vampiros.



A história começa em 14 de abril de 1820, quando o futuro presidente era só uma criança e já mantinha um diário onde escrevia anotações de seu dia-a-dia. Após ver sua mãe ser brutalmente assassinada por um vampiro conhecido como Jack Barts e perder seu pai 9 anos depois, ele jura vingança contra o vampiro que tirou a vida de sua mãe.  Ele conhece em Henry, um homem misterioso que começa a treiná-lo na luta contra os vampiros mas que o mesmo esconde um grande segredo de “Abe” e que pode mudar o relacionamento dos dois para sempre. No meio do treinamento, Abe conhece Mary Todd e ambos se apaixonam perdidamente mesmo ela sendo noiva do político Stephen Douglas.

Abe ainda estuda direito para se tornar um advogado e libertar os negros da escravidão. Seus discursos acabam chamando a atenção de muitos políticos importantes que o convidam para entrar para a política onde ele começa a trilhar seu futuro como o 16o presidente dos EUA, considerado por muitos o melhor de todos os presidentes. O filme narra 45 anos da vida do presidente de 1820 a 1865 misturando fatos históricos com ficção.

Will Johnson, seu melhor amigo negro que o conhece desde criança o ajuda a se tornar um presidente alem de fazer parte do comitê presidencial como seu guarda costas. Seu relacionamento com Mary Todd vai crescendo na medida que seu treinamento com Henry vai se aprofundando. O mentor de Abe sempre o aconselha a ter um plano alternativo caso o plano original falhe e que é perigoso ele se envolver com alguém devido a profissão arriscada que ele tinha como caçador de vampiros. O filme se passa em Kentucky, Illinois na Louisiana antes de migrar para New Orleans, durante a Guerra Civil, época em que Abraham Lincoln escreveu a famosa declaração de  emancipação promulgada por Lincoln pela libertação dos escravos em 1863.

O filme tem um roteiro muito bem escrito, ótimos efeitos especiais, especialmente nas cenas em 3D, fotografia espetacular alem de direção de arte e maquiagem primorosas. Destaque especial para o machado/espingarda com que o futuro presidente caça seus vampiros, proporcionando as melhores cenas do longa. Destaque especial para a sequência dos cavalos e do trem. Ambos de tirar o fôlego.


Benjamin Walker que interpreta o personagem titulo inicia sua jornada fazendo de “Abe” um personagem carismático, ingênuo, engraçado e romântico mas que vai ganhando força, coragem e determinação no decorrer do filme. Interpretado a versão jovem e madura de Abraham Lincoln, graças a maquiagem que deixaram a caracterização de Lincoln idêntica a do presidente de verdade.


Com direção de Timur Bekmambetov e roteiro do próprio autor do livro  Seth Grahame-Smith alem de produção de Tim Burton, o longa é um ótimo filme de ação que mistura fatos históricos reais com ficção sobrenatural, que responde aquela velha pergunta “E Se...”, nesse caso “E se Abraham Lincoln caçasse vampiros à noite?” que resultou em uma divertida história de ação sobrenatural com ótimos personagens e cenas fantásticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário