segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Os Vingadores (Crítica)




Avante, Vingadores!

Por Louise Duarte
Gênero: Ação / Aventura
Classificação: 12 anos
Tempo de duração: 142 minutos
Elenco: Robert Downey Jr., Chris Evans, Mark Ruffalo, Chris Hemsworth,
Scarlett Johansson, Jeremy Renner, Tom Hiddleston, Stellan Skarsgård e Samuel L. Jackson
Diretor: Joss Whedon
Produtores: Kevin Feige
Produtores Executivos: Alan Fine, Jon Favreau, Stan Lee, Louis D’Esposito, Patricia Whitcher, Victoria Alonso, Jeremy Latcham
História de: Zak Penn e Joss Whedon
Escrito por: Joss Whedon







Depois de muita espera e especulação, o filme mais aguardado do ano está finalmente chegando aos cinemas. The Avengers – Os Vingadores dirigido e roteirizado por Joss Whedon (Serenity) e estrelado por Robert Downey Jr, Chris Evans, Mark Ruffalo, Scarlett Johansson, Samuel L. Jackson e grande elenco.

Os heróis Homem de Ferro, Capitão América, Thor, Hulk, Gavião Arqueiro e Viúva Negra se unem para impedir que uma ameaça destrua o planeta Terra.É quando Nick Furry recruta cada herói para ajudá-lo nessa missão quase impossível. Os heróis, exceto Viúva Negra e Gavião Arqueiro (embora ela participe do segundo longa do Homem de Ferro) tiveram filmes solos anteriormente, então seria uma boa ideia reve-los antes de assistir ao longa dos Vingadores.

Para quem conhece o trabalho tanto de diretor como de roteirista de Joss Whedon (criador e produtor de seriados como Buffy – A Caça VampirosAngelFirefly e Dollhouse) pode ver o toque dele no filme. Pitadas de humor entre personagens e a construção da única heroína do grupo. Sim, é possivel reconhecer o toque dele que agora está migrando aos poucos para o cinema. Seus próximos projetos ainda incluem Cabin in the Woods e uma versão moderna de Muito Barulho Por Nada.

O filme que segundo o diretor não é uma continuação dos filmes solos dos heróis mas a primeira parte de uma nova franquia, onde ele reapresenta cada um dos heróis para o público, contando sua história para que a audiência a entenda mesmo sem ter visto os filmes anteriores.

Robert Downey Jr, ou melhor, Tony Stark rouba todas as cenas em que ele aparece. O excêntrico bilionário também conhecido como Homem de Ferro é também o melhor personagem do longa sem sombra de dúvida. As tiradas do personagem, sendo sarcástico diante de alguma situação tensa ou simplesmente zoando os companheiros são ótimas. Gwyneth Paltrow faz uma participação no longa como Pepper Potts, namorada de Tony além de CEO nas empresas Stark.



Uma grande surpresa do filme foi o personagem Bruce Banne interpretado por Mark Ruffalo, o Hulk. Apesar de nunca ter simpatizado com outras versões do personagem, em Os Vingadores a situação muda. Não só sentimos o drama vivido pelo cientista Bruce Banne, como dá até para simpatizar pelo “grandão” monstro verde em que ele se transforma quando perde o controle. O personagem também protagoniza alguns momentos hilários no filme.

Scarlett Johansson interpreta a espiã assassina Natasha Romanoff também conhecida como Viúva Negra, e uma das mais habilidosas agentes da agência S.H.I.E.L.D comandada pelo diretor Coronel Nick Fury. Ela é a única heroína presente no meio de tanta testosterona mas não fica atrás por ser mulher. Prova ser tão competente quanto seus companheiros, chegando a travar um duelo até com o Hulk. Além dela, Gavião Arqueiro também é outro agente sob o comando de Nick Fury, embora o personagem se encontre em uma situação inusitada no longa. 


Chris Evans que esteve recentemente no Brasil para divulgar o longa e que já interpretou outro herói da Marvel antes, o Tocha Humana da franquia O Quarteto Fantástico, agora é Capitão America, herói antiquado da década de 40 que sofreu um acidente que o manteve congelado até os dias atuais, quando finalmente despertou em um mundo estranho e moderno. Junto com o Homem de Ferro, Steve Rogers é um dos lideres dos Vingadores e vai ajudar a comandar o grupo de heróis.

Já Thor, interpretado por Chris Hemsworth, veio da distante terra de Asgard de onde foi banido depois de ter quase destruído sua terra natal devido ao seu comportamento irresponsável. Agora mais maduro, ele tenta ajudar seus novos companheiros quando seu irmão mais velho Loki ameaça o planeta querendo dominá-lo a todo custo.

Com um roteiro ágil e consistente e direção impecável, Os Vingadores agrada tanto a fãs antigos dos quadrinhos quanto para quem nunca leu uma história sequer do grupo de heróis. Diversão garantida para todas as idades. Uma dica importante: Não saiam do cinema logo que o filme acabar pois tem uma surpresa logo após os créditos. 



Os Vingadores foi criado por Stan Lee e Jack Kirby para os quadrinhos da Marvel em 1963 depois do enorme sucesso que a Liga da Justiça da DC Comics fez. Essa é a primeira adaptação do grupo para as telas do cinema.

O filme estréia no próximo dia 27 de abril em todo o Brasil com cópias em 2D e 3D nas salas IMAX da rede UCI.


Assista ao trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário